Escovar ou não os dentes do meu cão?



Todos os donos devem escovar os dentes dos seus cães, já que os alimentos se acumulam entre os dentes, predispondo à formação de placa bacteriana e tártaro, mal hálito, salivação excessiva e até a perda dos dentes. Mesmo que você nunca tenha escovado, iniciar a escovação previne a evolução de doenças.

Quanto a frequência das escovações, o ideal seria que a escovação fosse realizada diariamente, mas pelo menos uma vez por semana é melhor que nada.


O primeiro passo para dar inicio a escovação é dessensibilizar o cão quanto ao procedimento, ainda mais quando não iniciada desde filhote. Esse passo é muito importante pois o cão que não foi iniciado quando ainda filhote, provavelmente vai dificultar que você possa realizar.


Outro fator importante é quanto a escolha da escova e a pasta a serem utilizadas. As pastas de dentes devem ser de uso exclusivamente veterinário, o que significa que caso o cão venha a engolir, não traga nenhum prejuízo. Existem escovas de dentes específicas para cães, que apresentam cerdas macias e tamanhos apropriados. As “dedeiras” também podem ser utilizadas e podem facilitar a escovação.


Além da escovação é indicado uma avaliação anual com o médico veterinário, para que ele avalie a real necessidade de realizar a limpeza de tártaro. Com certeza em uma determinada epoca da sua vida, ele irá precisar realizar esse procedimento. A limpeza de tártaro ou tratamento periodontal é indicada para os cães que já apresentam tártaro, já que o mesmo pode predispor outras doenças, além do mal cheiro, dores e incômodo ao animal na hora da alimentação.


Um bom final de semana a todos!

Equipe PERSONAL BOM PRA CACHORRO



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo