Por que dizem que cães e gatos são inimigos?


Muito se fala na rivalidade entre cães e gatos, até nos desenhos animados são inimigos. Será que isso é verdade? Hoje vamos falar sobre alguns mitos e realidades sobre esse tema.


Segundo a veterinária Rubia Burnier, especialista em comportamento animal, cães não nascem inimigos dos gatos, já que não existe nenhum "gene do ódio" que favoreça a rivalidade entre as duas espécies. Mesmo que sejam de espécies diferentes, eles podem conviver em paz, principalmente se socializados desde filhotes. O ideal é que desde filhote o cão seja exposto a outros animais.


Mesmo que o cão seja adulto, o trabalho de socialização pode ser feito a fim de melhorar essa relação entre eles. O trabalho busca ambientar o cão com os mais variados ambientes e/ou animais que possa ter que ter contato ao longo de sua vida. A fim de evitar que esse cão tenha um comportamento indesejado a cada vez que se deparar com algo que seja "estranho".


Existem diferenças devem ser respeitadas, por isso a importância de um profissional para realizar a socialização. Determinados comportamentos do gato podem ser encarados pelo cão como "provocação". Por exemplo: subir em árvore, escalar muros, saltar, correr. Se o cão tiver um drive de caça elevado, ele pode encarar como uma ameaça ou até uma presa e ir atras. Enfim, nada que uma socialização bem feita, principalmente desde filhote entre os dois animais não resolva.


Uma boa tarde para todos!

Equipe PERSONAL BOM PRA CACHORRO

Posts Em Destaque