Porque meu cachorro come as próprias fezes?



Este hábito é mais raro do que a ingestão de fazes de outros animais, e também mais difícil de ser eliminado. Embora o problema possa ter exatamente as mesmas causas que provocam a ingestão de fezes de outros animais, como a deficiência nutritiva, esse comportamento pode ser provocado por imitação, recompensa ou ansiedade. Você deve estar se perguntando como é que surge por imitação se ninguém em uma casa normal come fezes. Quando seu cão observa você limpando as fezes dele, ou seja, removendo- as de onde ele defecou, ele pode tentar fazer a mesma coisa. Independentemente do que ele ache que você fez com as fezes, o cão só tem uma única maneira de imitá-lo: para remover as fezes do local ele precisa comê-las.

Vamos explicar agora de que forma você pode ter, inconscientemente, ensinado seu cão a comer fezes. Se você chegar em casa e encontrar fezes no meio da sala, certamente você ficará chateado ou bravo com seu cão. Algumas vezes, ele pode resolver comer as fezes, e, para surpresa dele, quando você chega em casa, não avistando as fezes, faz festa e se mostra contente. O seu cão pode vir a fazer a seguinte relação: - Meu dono fica contente quando eu como as fezes e fica bravo ou chateado quando não faço isso. - E passa a ingeri-Ias com mais freqüência.

A terceira possível causa desse comportamento é a ansiedade. Cães que adquirem esse hábito geralmente são animais que ficam grande parte do dia sozinhos ou confinados em canis. A falta de exercício e companhia tem muita influência sobre esse tipo de comportamento.


A primeira providência a ser tomada é consultar um veterinário para que ele possa avaliar se o problema é fisiológico ou comportamental.

Alimentos com maior teor de proteína ou substâncias específicas adicionadas às fezes que tornem a ingestão delas desagradável podem ser a solução para o problema. Colocar vinagre ou algum outro produto atóxico diretamente sobre as fezes também pode contribuir para fazer rarear esse comportamento.

Procure não recolher as fezes na frente dele e, para evitar que ele as coma nesse intervalo, jogue sobre elas algum produto de sabor desagradável. Assim que seu cão sair do local, recolha-as sem que ele possa observá-lo.

Leve o cão ao local em que deva defecar algumas vezes por dia e não se esqueça de agradá-lo e elogiá-lo por evacuar no local correto. Assim, fica muito mais fácil de controlar esse comportamento, pois você estará no local no momento em que o cão defecar. Se você simplesmente puni-lo por defecar nos lugares impróprios, seu cão pode achar que o problema é defecar na sua presença, e aí se tornará cada vez mais difícil resolver o problema, porque ele evitará defecar quando você estiver presente, e, quando você estiver fora, nada poderá fazer para impedi-lo de comer as fezes.


Resumindo, consulte seu veterinário e verifique se a causa do problema não é nutricional. Procure aumentar o teor de proteína na dieta ou adicione algum produto na ração que modifique a composição das fezes e desestimule o cão a ingeri-las. Não recolha as fezes na presença do seu cão, coloque vinagre ou alguma outra substância para impedi-lo de comê-las até que você possa removê-las. Leve seu cão para defecar e elogie-o quando ele o estiver fazendo. Assim ficará muito mais fácil o controle do problema. Evite dar broncas em seu cão quando ele estiver defecando para que ele não comece a fazê- lo às escondidas, o que dificultará o controle do comportamento.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo