top of page

Posso deixar meu cachorro dormir comigo?

Pesquisa divulgada em 2010 pela Comissão de Animais de Companhia (Comac), mostrou que 55% dos cães dormem dentro de casa e 23% dentro do quarto dos donos.


Principalmente nas grandes cidades, onde muitos residem em apartamentos com seus cães. É cada vez mais comum saber que os amigos de quatro patas dormem no quarto ou até mesmo na cama de seus donos.


Pensando nisso quais são as consequências desta rotina para a saúde e para o comportamento do cão? Será que isso é bom ou ruim?


Se pensarmos nos ancestrais lobos, eles costumam dormir aninhados, pois assim conseguem se proteger melhor. Ficando menos vulneráveis, além de se manterem aquecidos. Funciona igual com os cães, que são inseridos nas "famílias humanas". E claro, pra nós que amamos nosso amigão, é ótimo dormir junto dele. sendo as vezes uma maneira de aumentar seu tempo junto dele.


Porém cães que dormem com os donos tendem a ser extremamente apegados, onde a pessoa vai, ele está atrás. Esses cães muito "grudados" podem desenvolver ansiedade de separação, além disso, acabam sofrendo muito mais quando ficam separados ou sozinhos.


Também temos alguns outros pontos que se tornam importante pensar antes de dormir com nosso cão:


1. A maneira que o seu cachorro passa a noite pode influenciar diretamente a qualidade do seu sono. Ele desce e te acorda para subir na cama, late para qualquer coisa, ronca muito, se esparrama, e por aí vai;


2. Questão da higiene, mesmo mantendo seu cachorro limpo ele ainda irá espalhar germes pela cama. Há também a possibilidade do seu cachorro estar com pulgas ou carrapatos e os mesmos caírem na cama, infestando o local.


3. Risco de machucar a si e o cachorro. Durante o sono a gente acaba se movimentando muito correndo risco de machucar ele tanto quanto o inverso.


4. Os problemas comportamentais. Deixar o cachorro dormir na cama com você pode confundí-lo quanto a hierarquia do grupo. Se a família canina e humana não está em sintonia, essa pode ser uma porta aberta para mais problemas comportamentais.


A conclusão é independente da escolha, o tutor é responsável por garantir que todos os membros da família estejam saudáveis e felizes. O seu cão não será infeliz caso não possa dormir com você. Ele precisará de uma caminha confortável para si, assim como precisará estar em um ambiente tranquilo onde se sinta protegido.


O mesmo vale para os cães que podem dormir na cama. Devem ser mantidos sempre limpos e o respeito deve ser mantido.


Uma boa tarde a todos!

Equipe PERSONAL BOM PRA CACHORRO

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page