top of page

Ração ou alimentação natural?

Hoje em dia muitas pessoas tem dúvidas sobre qual a melhor escolha para alimentação do seu amigão de 4 patas. Seria a melhor opção a ração ou a alimentação natural?

Por esse motivo, o médico veterinário Bruno Corrêa respondeu a algumas perguntas sobre os prós e os contras de cada escolha.

Quais são as vantagens da ração?

- Uma vantagem é a garantia de equilíbrio dos nutrientes necessário para o animal (principalmente quando falamos de rações de boa qualidade). A praticidade também é uma vantagem das rações, já que não se precisa preparar os alimentos de forma correta para que se tenha o balanço dos nutrientes no alimento que vai estar sendo fornecido para o animal. A ração garante também uma segurança para o animal, visto que no caso da alimentação natural pode se ter a contaminação dos alimentos com mais facilidade.

Quais são as possíveis complicações?

- Em relação a complicações pode se ver o animal apresentando problemas nutricionais quando pensamos em rações de qualidade inferior. O animal pode vir a apresentar problemas mais simples como pelos feios ou até mesmo mais graves como problemas na saúde do animal.

Outro problema seria que na ração se tem muitos componentes químicos, como por exemplo conservantes, palatabilizantes (torna palatável ou agradável ao gosto) e corantes, com isso o animal pode apresentar problemas como alergia e em casos mais sérios até mesmo problemas renais e hepáticos (dependendo da qualidade da ração).

É importante lembrar também que cada animal tem uma necessidade nutricional e energética, por isso vemos tantas variedades de rações no mercado (para raças pequenas, médias e grandes; raças específicas; para animais que apresentem complicações como doença renal por exemplo; etc), e as porções diárias da dieta do animal para que o mesmo se mantenha saudável.

Quais são os benefícios de uma alimentação natural?

- Quando feita de forma correta a alimentação natural vai dar o animal uma dieta mais saudável, sem a presença de produtos químicos e conservantes. O animal também vai ter um melhor apetite já que se tem uma variedade de alimentos na refeição, o que pode ser uma solução principalmente quando vemos animais com apetite seletivo.

Quais são as desvantagens?

- A necessidade de preparar de forma correta os nutrientes e as porções para o animal pode ser vista como uma desvantagem, uma vez que pode não ser muito prático. O custo, dependendo, também pode ser visto como uma desvantagem (quando comparado com as rações super premium por exemplo, a diferença do custo pode não ser relevante). O risco de contaminação desses alimentos também é maior, tendo que ter cuidado com o manuseio e preparo dos mesmos.

Mas a parte mais importante dessa escolha não é apenas decidir qual o tipo de alimentação vamos oferecer para os nossos cães, mas sim pensando no que seria melhor para eles. E isso, certamente depende de muitos fatores. A resposta para essa questão não é, e nem pode ser a mesma para todos, por isso consulte o seu médico veterinário.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page