top of page

Escovar ou não os dentes do meu cão?



Todos os donos devem escovar os dentes dos seus cães, já que os alimentos se acumulam entre os dentes, predispondo à formação de placa bacteriana e tártaro, mal hálito, salivação excessiva e até a perda dos dentes. Mesmo que você nunca tenha escovado, iniciar a escovação previne a evolução de doenças.

Quanto a frequência das escovações, o ideal seria que a escovação fosse realizada diariamente, mas pelo menos uma vez por semana é melhor que nada.


O primeiro passo para dar inicio a escovação é dessensibilizar o cão quanto ao procedimento, ainda mais quando não iniciada desde filhote. Esse passo é muito importante pois o cão que não foi iniciado quando ainda filhote, provavelmente vai dificultar que você possa realizar.


Outro fator importante é quanto a escolha da escova e a pasta a serem utilizadas. As pastas de dentes devem ser de uso exclusivamente veterinário, o que significa que caso o cão venha a engolir, não traga nenhum prejuízo. Existem escovas de dentes específicas para cães, que apresentam cerdas macias e tamanhos apropriados. As “dedeiras” também podem ser utilizadas e podem facilitar a escovação.


Além da escovação é indicado uma avaliação anual com o médico veterinário, para que ele avalie a real necessidade de realizar a limpeza de tártaro. Com certeza em uma determinada epoca da sua vida, ele irá precisar realizar esse procedimento. A limpeza de tártaro ou tratamento periodontal é indicada para os cães que já apresentam tártaro, já que o mesmo pode predispor outras doenças, além do mal cheiro, dores e incômodo ao animal na hora da alimentação.


Um bom final de semana a todos!

Equipe PERSONAL BOM PRA CACHORRO



Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page