top of page

Quem é mais inteligente, cães ou gatos?


Poderíamos julgar o gato mais esperto por conta de sua independência. Mas, se o critério de avaliação é a interação com o homem, o cachorro é mais inteligente.


De acordo com estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, o cão é superior no quesito esperteza porque é mais sociável e porque tem o cérebro maior do que o do gato. Porém a resposta para essa questão é relativa, cada uma das duas espécies se desenvolveu com habilidades diferentes, que eram úteis à sua sobrevivência e que não podem ser comparadas.


A inteligência está relacionada às capacidades de memorização, velocidade de processamento (quanto tempo demora para o seu pet atender a um chamado?), observação e aprendizado. Para o cão ser considerado mais inteligente que o gato, ou vice-versa, precisa apresentar maior rendimento em todas estas “categorias”. Para que as habilidades se desenvolvam, o bicho precisa ser estimulado, assim como acontece com os humanos. A esperteza do animal, portanto, também depende da criação. "Brincadeiras, adestramento, cheiros, sons, pessoas e objetos diferentes, tudo isso estimula o seu pet”.


O relacionamento entre o cão e o ser humano é mais próximo porque o animal evoluiu em um grupo no qual a hierarquia é fundamental. Sendo acostumado a receber ordens, o convívio com outra espécie se tonou mais fácil. O gato, por sua vez, é um caçador solitário. Nunca precisou se submeter a “ordens” para sobreviver. “Os gatos têm maior habilidade para usar as patas para manipular objetos e conseguem resolver seus ‘problemas’ sozinhos. Os cachorros são mais dependentes, mas trabalham melhor com os humanos”. As duas espécies, no entanto, têm algo em comum: são capazes de alegrar uma família inteira!


Desejamos a todos uma boa semana!

Equipe PERSONAL BOM PRA CACHORRO

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page