top of page

Como reagir ao ser atacado por um cão?

Ataque são raros, mas nesta última semana, um cliente veio até nós a procura de ajuda. O problema? Seu cão tinha o mau comportamento de atacar crianças e idosos. Nestes casos, a melhor saída, sem dúvida, é o adestramento. Só assim o cão poderá ser totalmente reabilitado, e voltar a conviver em harmonia com outros cães e seres humanos.

Mas o que fazer quando o cachorro não é meu, e eu estiver sendo atacado? Bom, reunimos cinco dicas úteis sobre como reagir ao ataque de um cão. Vamos à elas:

1. Tente manter a calma, e demonstrar que você é quem manda: Em geral, cachorros só atacam quando sentem que estão no domínio da situação. Demonstrar confiança, e que você é o alpha ali, pode te salvar da situação, antes mesmo que ela ocorra. Muitas vezes até o comando de "NÃO" com uma voz firme, pode ser útil.

2. Tente distrair o cão com o que você tem em mãos:

Uma camisa, uma bolsa ou um sapato. Não importa o objeto, tente chamar a atenção do cão com aquele objeto, desta forma ele irá atacar o objeto e não você.

3. Quando sob ataque, sempre proteja o seu rosto, pescoço, órgãos e as partes internas dos membros.

4. Durante o ataque, se possível, tente atingir o cão no focinho, ou na região por trás das patas da frente, próximo as costelas.

5. Assim que perceber que o confronto será inevitável, chame por socorro.

OBS: nunca deixe crianças desacompanhadas, com um cão. Cães são animais fortes e que até brincando, podem machucar uma criança. Sejamos conscientes das nossas responsabilidades. Ter um cão é coisa séria.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page