top of page

Saiba Mais Sobre os Cães Guia

Um cão-guia, é um animal adestrado para guiar pessoas cegas ou com deficiência visual grave, ou auxiliá-los nas tarefas caseiras.

Durante a condução dos deficientes visuais o cão deve ter a capacidade de identificar eventuais perigos devidos a obstáculos ou outros, o que requer cães de inteligência bastante elevada com treino rigoroso e adequado ao seu trabalho de cão-guia.

Embora os cães possam ser treinados para se desviar de vários obstáculos, eles não são capazes de distinguir cores como verde e vermelho, não podendo interpretar um semáforo. Por isso da importância de semáforos efeitos sonosors.

Os cães-guia são um companheiro imprescindível para o seu dono, que sem o seu trabalho de guia não poderiam ter a liberdade de sair de casa e de praticar as actividades diárias comuns.

Como é o treinamento de um cão guia?

Antes de mais nada, relacionamento entre um cão guia e o seu dono é de uma dependência de 50% para 50%, sendo assim, é necessário que o cachorro entenda o seu dono e, da mesma forma, que o dono entenda o cachorro, uma vez que os dois trabalharão juntos no seu dia a dia.

Os cães guia devem ser cachorros bem socializados, uma vez que irão passar a maior parte do seu tempo ao redor de pessoas desconhecidas, é preciso que eles não se sintam ameaçados por elas a ponto de querer defender o seu dono, mas sim mantendo sempre o foco no seu trabalho de levar o dono onde ele precisa chegar.

O treinamento de um cão guia começa desde cedo, quando ele ainda é um filhote com não mais de cinco meses de idade e tende a durar cerca de um ano. É importante que um cão guia esteja sempre uniformizado, sinalizando que ele está trabalhando, para que outras pessoas não tentem interagir ou brincar com ele, tirando o seu foco do trabalho em questão.


Quais raças podem ser cães guia?


Cães guias são escolhidos basicamente pelo seu temperamento e capacidade de treinamento. As principais raças de cão guia são o Pastor Alemão, o Labrador e o Golden Retriever. Mesmo que as três raças recebam igualmente o mesmo treinamento, o comportamento de cada uma delas e de cada cachorro durante o seu trabalho pode ser bastante variado, como fora relatado por pessoas que tiveram a companhia de diferentes cães guia ao longo da sua vida, sendo o Labrador a raça mais utilizada atualmente. No entanto, ainda existem outras raças que também podem ser utilizadas, como os Poodles, Collies, Border Collies e Pastores Australianos. Além desses, cruzamentos de Labradores/Goldens (que combinam a sensibilidade do Golden Retriever e a tolerância do Labrador Retriever) e Labradoodles (mistura de Labradores com Poodles - foto) também vem sendo testados e utilizados.


Idenpendente da raça, o que importa é o carinho, amor e dedicação desses cães, o que prova o quanto os cães em geral, são importantes em nossas vidas.


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
bottom of page